Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (MEP)

  

O Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica (MEP) tem como meta contribuir para o fortalecimento da graduação e pós-graduação de enfermagem da EEAAC-UFF.

Por meio das disciplinas obrigatórias e optativas e dos núcleos/grupos de estudos, vem colaborando com as pós-graduações lato e stricto sensu, na perspectiva de consolidar com êxito a relação entre o ensino, pesquisa e extensão.

Nas áreas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Saúde Mental e da Saúde Coletiva, desenvolve atividades de investigação e de ensino-aprendizagem que dizem respeito ao exercício profissional da(o) enfermeira(o) e ao cuidado na perspectiva de redes de atenção à saúde nos diversos ciclos da vida e em variados cenários.

Ao implementar a formação generalista, assegura conhecimentos crítico-reflexivos, cuja ênfase se dá na relação teórico-prática articulada com as Políticas Públicas vigentes que sustentam o Sistema Único de Saúde.

Neste contexto, o(a) estudante tem a possibilidade de se relacionar com um grupo de docentes que se encontra altamente capacitado com o desenvolvimento das áreas do conhecimento que dá vida ao departamento.

Com isso, poderá adquirir uma formação que o capacite para aplicar os conhecimentos de modo co-responsável e ético, no contexto do cuidado integral à pessoa, família e sociedade; além de operacionalizar junto à equipe multiprofissional, ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde com ênfase nos processos de participação social e respeito às diversidades e pluralidades.

 


Contato

 

Prof.a Luciana Rodrigues da Silva – Chefe do Departamento

Prof.a Maria Estela Diniz Machado – Subchefe do Departamento

Maurício dos Santos Júnior – Secretário

Roger Nunes – Secretário

 

E-mail: mep.cme@id.uff.br

Traduzir