Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE)

 

O Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE) foi criado em 1990, tem a missão de formar profissional crítico e reflexivo com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, comprometido com a prática social, capaz de identificar as necessidades individuais e coletivas da população e seus determinantes e atuar no processo saúde-doença com garantia da qualidade de assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde. Sendo assim, contribui com a formação profissional do enfermeiro no ensino das áreas de fundamentos e gerência de enfermagem com as quais compõem o MFE.

A área de fundamentos com 320 horas por semestre dividida em duas disciplinas, pauta-se nos embasamentos teórico-filosóficos, metodológicos, tecnológicos e éticos dos cuidados de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade. A Área de Administração por meio das quatro disciplinas com carga horária total de 600 horas tem o seu cerne pautado nos pressupostos teórico – filosóficos e metodológicos dos paradigmas modernos da administração.

Dessa forma, o principio deste departamento é norteado pelo ensino, pesquisa e extensão, com a visão voltada para a aplicação do conhecimento na formação profissional crítico e reflexivo com competência técnico-científica, ética-política, social e educativa, comprometido com a prática social, capaz de identificar as necessidades individuais e coletivas da população e seus determinantes e atuar no processo saúde-doença.

Os objetivos encontram-se no ensinar as bases fundamentais de enfermagem para inserção do aluno na prática assistencial em saúde; lecionar gerência aplicada a enfermagem com articulação de teoria e prática; desenvolver o ensino das bases fundamentais de enfermagem e de gerência aplicada a enfermagem.

O MFE aplica os conhecimentos relacionados aos princípios de enfermagem, as estratégias tecnológicas de novos rumos para o cuidado e marca as correntes teóricas-filosóficas aplicáveis aos cuidados básicos de enfermagem. Dessa forma, além das disciplinas de fundamentos e gerência oferece as disciplinas:

História da Enfermagem; Metodologia da Pesquisa; Relações de Trabalho em Saúde: Ética, Bioética e Legislação Profissional; Educação Aplicada à Saúde; Elaboração de Artigos Científicos; Gerenciamento dos Agravos à Saúde dos Profissionais da Área da Saúde; Gerenciamento dos Sistemas de Informação em Saúde; Processos e Diagnósticos de Enfermagem.

Assim, os paradigmas estabelecidos no MFE possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios dos Sistemas de Saúde com o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais contemporâneas, o que identifica e apresenta soluções aos problemas fundamentais que afligem a área da Saúde e de Enfermagem. A Administração em Enfermagem debate os modelos de gestão e assistenciais vigentes no contexto de saúde do país, a Saúde do Trabalhador, Segurança do Paciente, Tecnovigilância e Farmacovigilância de modo a contribuir para a elevação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade na gerência de serviços e do cuidado em Saúde e em Enfermagem.

 


 

Contato

 

Prof.a Zenith Rosa Silvino – Chefe do Departamento

Adriana Garcia – Secretária

Sonara Costa – Secretária

E-mail: mfe.cme@id.uff.br

 

Traduzir