Contato

 

Profª. Dra. Thalita Gomes do Carmo  – Chefe do Departamento

Profª. Dra. Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires  – Subchefe do Departamento

Evandro Pantoja  – Secretário

Laís Leite  – Secretária

Ana Simões – Secretária

 

E-mail: mge.cme@id.uff.br

Prazos do Curso de Enfermagem e da UFF:

É de responsabilidade do aluno estar atento aos prazos do curso e da Universidade,
que podem ser conferidos no calendário escolar disponibilizado no site oficial da UFF: https://www.uff.br/?q=calendarios.
As solicitações devem ser feitas dentro dos prazos estabelecidos em calendário escolar.

 

Solicitação de declaração:

Os pedidos de declaração devem ser feitos pelo aluno, informando seu nome
completo, matrícula, período e objetivo do requerimento. Cabe ao mesmo detalhar as
informações que devem constar na declaração. O prazo para emissão é de até 4 dias úteis.

Obs: Durante o período da pandemia da COVID-19 até o presente momento, os
pedidos têm sido realizados por e-mail, através do e-mail IdUFF do aluno para o e-mail: mge.cme@id.uff.br.

 

Inclusão/cancelamento de disciplinas:

Durante o período da pandemia da COVID-19 até o presente momento, toda solicitação de inclusão e cancelamento de disciplinas devem ser feitos exclusivamente pelo SolicitaUFF, no IdUFF, respeitando os prazos estabelecidos em calendário para
inscrição e período de ajustes. Não serão aceitos pedidos feitos por e-mail.

Cancelamento de matrícula:
Trata-se da solicitação oficial de cancelamento de matrícula por discente de curso de graduação da UFF. Este procedimento é feito exclusivamente através do sistema SEI.

Informações importantes:

– O aluno pode solicitar o cancelamento da matrícula a qualquer tempo.

– O aluno pode acessar o Sistema Acadêmico (IdUFF) e gerar a Declaração de
Regularidade de Matrícula, que traz a informação sobre a situação da matrícula. Essa declaração possui chave de autenticação específica e poderá ser
ulizada pelo aluno para comprovar o cancelamento da matrícula, tão logo a
solicitação seja processada pela DRAD/DAE.

Passo a passo do processo disponível em:
https://www.uff.br/sites/default/files/sites/default/files/imagens-das-
noticias/passo_a_passo_-_processo_de_cancelamento_de_matricula_v03.docx_2.pdf

Trancamento de matrícula:

O aluno poderá efetuar o trancamento de até quatro semestres durante todo o curso.
Durante o período de pandemia e ensino remoto, a solicitação deve ser feita para o e-
mail da coordenação do curso através do e-mail IdUFF do aluno, enviando nome
completo, matrícula e motivo do trancamento.

No momento, devido ao ensino remoto e híbrido, o sistema está aceitando apenas o
trancamento excepcional, isto é, o trancamento de apenas 1 (um) período por vez. No semestre seguinte o aluno deverá retornar com a inscrição em disciplinas, ou
solicitando novo trancamento.

Dispensa de Disciplinas/Atividades:

É o reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior. A solicitação de Dispensa de Disciplinas/atividades é feita pelo estudante através do sistema SEI, de acordo com as informações contidas
em: http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas.
Atenção: As disciplinas/atividades dispensadas não serão consideradas para efeito do cálculo de Coeficiente de Rendimento escolar.

Ementas do curso:

Para consultar e baixar as ementas do Curso de Graduação em Enfermagem, siga o seguinte roteiro:
– Acesse o site https://app.uff.br/iduff/consultaEmenta.uff;
– Selecione por currículo;
– Digite o número do currículo que consta no histórico, selecione as ementas e clique
em "Gerar relatório".
​Caso necessite de assinatura nesta documentação, entrar em contato com a
Coordenação pelo e-mail mge.cme@id.uff.br.

 

Informações aos ingressantes:

 

O 1º período do curso de enfermagem possui 9 (nove) disciplinas: Histologia; Anatomia
I; Embriologia VII; Biologia Celular III; Universidade, Enfermagem e Vida Acadêmica;
Introdução à Metodologia da Pesquisa, Ciências Humanas e Sociais na Saúde, História
da Enfermagem e Introdução À Saúde Coletiva. 
Segundo regulamento da UFF, o ingressante pode cursar no mínimo uma disciplina, no entanto, caso reprove nesta disciplina, pode perder sua matrícula. Recomendamos que os ingressantes cursem todas as disciplinas referentes ao período, para que não cause atrase no seu curso. 

Após a realização da inscrição em disciplinas pela coordenação, o aluno poderá fazer o download do seu plano de estudos no IdUFF.

Para qualquer esclarecimento ou em caso de problemas técnicos com o sistema IdUFF ou e-mail IdUFF, o aluno deve entrar em contato com o suporte por meio do e-mail atendimento@id.uff.br. 

Orientamos aos discentes que acessem com frequência os "Avisos do Curso" do IdUFF, para acompanhar os avisos da coordenação de curso.

A partir do 2º semestre do ingresso na UFF, os alunos deverão fazer a sua inscrição em disciplinas no período de inscrição online, de acordo com calendário escolar, constante em: https://www.uff.br/?q=calendarios.

 

Formandos:

Documentação necessária para formatura:
Os alunos que estão no último período do curso, com previsão de formatura para o
presente semestre, devem enviar para a coordenação a seguinte documentação:
– Ficha de atualização cadastral devidamente preenchida (nos campos Curso e Titulação acrescentar “Bacharel”);
– Identidade atualizada frente e verso;
– Histórico escolar de ensino médio e/ou diploma do ensino médio frente e verso
(mesmo que o verso esteja em branco).

*Não aceitamos CNH, porque nela não consta a naturalidade do aluno. Aceitamos
passaporte válido e carteira de trabalho, porém na expedição do diploma será
registrado o número desses documentos, e não o de identidade.
** Se não for possível ao aluno escanear a documentação, pode enviar por foto, desde
que a imagem esteja nítida, sem cortes em nenhuma parte do documento e em fundo
claro.

Antecipação da colação de grau do Curso de Graduação em Enfermagem:

Para pedido de colação antecipada, primeiramente é necessário que o histórico esteja integralizado (todas as notas e Atividades Complementares lançadas no sistema). A versão final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ter sido entregue, assim como os formulários do kit de TCC. É necessário também que o aluno esteja com situação regular no ENADE. Após isso, é necessário enviar para a coordenação toda a documentação abaixo:
– Ficha de atualização de diploma preenchida (clique aqui para baixar);
– Cópia do RG;
– Cópia do histórico escolar e do diploma do ensino médio (frente e verso); – Histórico
escolar da graduação com todas as notas lançadas, incluindo Atividades
Complementares (retirar do IdUFF);
– Comprovante de que passou em concurso ou chamamento de empresa;
– Carta com exposição de motivos, datada e assinada;
– Formulário para pedido de antecipação, preenchido pelo aluno e assinado pela
coordenação, em formato PDF.
​É importante que todos os documentos estejam legíveis. Envie todos os documentos para mge.cme@id.uff.br. Após o recebimento e conferência de toda a documentação, providenciaremos a assinatura e encaminharemos à PROGRAD. Após o envio à PROGRAD, somente eles poderão informar sobre o prazo de colação, pois dependerá
exclusivamente do setor.

Declaração de previsão de conclusão do curso: 

A Coordenação de Curso pode emitir aos alunos formandos, mediante solicitação, uma declaração de previsão de conclusão de curso. Entretanto, a data da previsão de
colação de grau é de competência da PROGRAD, devido a conferência que realiza na documentação de cada formando. A necessidade da emissão desta declaração deve ser comprovada.
Para a declaração de previsão de conclusão, é necessário informar os dados abaixo:
– Nome completo;
– CPF;
– Matrícula;
– RG e órgão expedidor;
– Data de nascimento;

– Estado civil;
– Naturalidade;
– Filiação.

​É necessário que o aluno esteja inscrito em todas as disciplinas que faltam para a
conclusão do curso.
Envie as informações para mge.cme@id.uff.br, anexando cópia da comprovação da necessidade (por exemplo, edital da residência). Coloque como assunto declaração de previsão de conclusão do curso.

Solicitação de envio de nome para Cadastro em COREN de outro estado:

É de responsabilidade do aluno que deseja fazer a inscrição profissional em COREN de
outro local que não o do Rio de Janeiro entrar em contato com o COREN em que
deseja se inscrever para saber como deve ser o procedimento de envio de seu nome
para inscrição profissional. Posteriormente o aluno deverá informar à coordenação os
procedimentos, e a coordenação enviará o nome do aluno para registro ao COREN
correspondente conforme informado pelo aluno.

Para demais informações importantes, sempre consultar o site oficial da UFF,
principalmente no link de procedimentos acadêmicos constante em:
https://www.uff.br/?q=procedimentos-academicos

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