Histórico

A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC-UFF) iniciou suas atividades em 18 de outubro de 1944, sob a Direção da Profª Aurora de Afonso Costa.

A ideia de criar uma Escola de Enfermagem que seguisse o modelo oficial padrão, em território fluminense surgiu na década de 40 do século XX, em virtude de iniciativas importantes no campo da Saúde Pública, como o saneamento básico da Baixada Fluminense, criação de Centros de Saúde e melhoramento da rede hospitalar.

Através do Decreto-Lei nº 1. 130 de 19 de abril de 1944 foi criada a Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, atual Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF. A inauguração porém, ocorreu em 18 de outubro de 1944 com ampla divulgação pela imprensa escrita e falada, com presença de personalidades do cenário político regional e nacional e de entidades sociais e médicas, sendo o ano letivo iniciado em 1º de fevereiro de 1945.

O nome Aurora de Afonso Costa foi instituído no ano de 1995, em homenagem a D. Aurora de Afonso Costa fundadora e primeira diretora da escola.

A escola se ocupa da formação de enfermeiros e licenciados em enfermagem na graduação e na pós-graduação, com ações de extensão e pesquisa nos Municípios de Niterói e do Leste Fluminense, cuja missão é a atuação na formação de profissionais a partir de atividades de ensino teórico, teórico-prático e estágio, de pesquisa, de pós-graduação e de extensão, favorecendo o avanço científico e tecnológico da profissão de enfermagem.

 

70 anos da Escola de Enfermagem

A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, celebrou seus 70 anos no dia 16 de outubro de 2014. A EEAAC conta com mais de 500 estudantes na graduação, três programas de pós-graduação e projetos de extensão que oferecem os serviços mais diversos.

Traduzir