PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA DA EEAAC/UFF

 PRESC/UFF

A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense numa parceria com o Núcleo Estadual de Saúde do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ/MS), com a Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) fundou em 2008 o Programa de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva (PRESC). Esta parceria se estabeleceu até agosto de 2012 quando somente a EEAAC e o NERJ passaram a responder pela gestão do curso.

O PRESC tem carga horária de 5760 horas, é reconhecido pela UFF como curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade de Residência e oferece anualmente 10 vagas para enfermeiros que recebem bolsas pagas pelo NERJ/MS. A seleção é realizada anualmente pela própria UFF.O curso desenvolve atividades voltadas para a capacitação e formação de enfermeiros para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e tem contribuído para a consolidação deste sistema em nível municipal, estadual e federal, por meio da atuação de seus estudantes/residentes em diferentes cenários.

Durante o desenvolvimento do curso são trabalhados conteúdos próprios da saúde coletiva tais como as Políticas, Planejamento e Gestão; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Relações Interpessoais na Atenção Básica; Avaliação de Programas e Serviços de Saúde; Saúde Ambiental e do Trabalhador; Gestão do Trabalho em Saúde; Análise de Sistemas de Informações em Saúde; Educação Popular em Saúde; Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia do Processo Ensino-aprendizagem. Também é trabalhada processualmente, a construção do trabalho monográfico exigido para conclusão do curso.

A RESC conta atualmente com um corpo docente constituído por professores doutores e mestres que se revezam em aulas teóricas, onde priorizam as metodologias ativas de ensino, e nas orientações dos trabalhos monográficos. Possui, ainda, um qualificado quadro de preceptores que atuam na rede de atenção à saúde, que constroem e reconstroem, cotidianamente, espaços de aprendizagem significativa para os residentes. O Curso mantém integração permanente com os serviços de saúde do município de Niterói (Fundação Municipal de Saúde, PMF, UBS e Policlínicas e Hospital Universitário Antônio Pedro), com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e na Central de Regulação vinculada ao Ministério da Saúde, considerados cenários de prática. O residente da PRESC pode ainda conhecer e atuar no Campus Avançado da UFF em Oriximiná, localizado no estado do Pará.

Os residentes da PRESC compartilham com alunos de graduação e pós-graduação da EEAAC de uma biblioteca e laboratórios de informática e de técnicas de enfermagem que os subsidiam em pesquisas, seminários e na monografia de conclusão do curso.

Traduzir