Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – 80 Anos JUBILEU DE CARVALHO
80 ANOS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA
COMEMORANDO SEU JUBILEU DE CARVALHO, COM UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense foi fundada em 1944, tendo iniciado suas atividades acadêmicas em 18 de outubro do referido ano, com a finalidade de formar profissionais críticos e reflexivos, com competência técnico-científica, ético, educativa, comprometidos com a dimensão social e política na atenção e nos cuidados em saúde.
Na perspectiva de avançar na qualificação de profissionais, criou os Programas de pós-graduação stricto-sensu: Ciências do Cuidado em Saúde – PACCS (Mestrado e Doutorado); Programa Profissional Enfermagem Assistencial (PPEA); e Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES). A EEAAC oferta, concomitantemente, cursos de Especialização; Residências em saúde e Capacitações Permanentes de recursos humanos, nacional e internacional. Atualmente, conta com 700 alunos inscritos no Curso de Graduação e 250 distribuídos nos Curso de Pós Graduação entre Mestrandos e Doutorandos. Essa instituição realiza eventos técnicos e científicos periodicamente para fins de possibilitar o intercâmbio e a capacitação de profissionais de saúde. Estes buscam a integração entre a Pós-Graduação, a Graduação, o Hospital Universitário Antonio Pedro e a Rede Básica de Saúde de Niterói, em consonância com as entidades de classe e organizações nacionais e internacionais que buscam o enfrentamento dos problemas globais de saúde. Os recursos humanos advindos dessa Escola, têm projeções na governança, na pesquisa, na inovação da assistência e do ensino, tendo impactos nacionais e internacionais. A EEAAC consta, no momento, com um total de 73 docentes qualificados com doutorado, pós-doutorado no Brasil e no exterior, e 34 técnicos administrativos qualificados com pós-graduações.
Nessa perspectiva, a EEAAC criou, em 1988, a 1ª Semana Científica, tendo como finalidade a socialização do conhecimento científico e promover a qualificação profissionais para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. A primeira Semana Científica foi um evento que discutiu as novas diretrizes nacionais propostas para os cursos de graduação que sinalizava à mudança de paradigma na formação do (a) enfermeiro (a), enunciando a Enfermagem como prática social, buscando avançar de acordo com a reforma sanitária da época.
Nesse ano de comemoração dos 80 anos de atividades da EEAAC, a questão da qualificação permanece como uma meta, gerando novas reflexões e propostas de acordo com os avanços da ciência, da sociedade e cultura. Fato que culminou com a decisão coletiva da realização da XXVI Semana Científica, cujo tema central é: A formação emancipatória de qualidade da graduação e da pós-graduação para transformação das práticas de cuidados para a saúde global.
Os cinco eixos temáticos estruturadores desta semana são: Eixo Temático 01: Desafios técnico-científicos, inovação e formação na pós-graduação, graduação e o mundo do trabalho; Eixo Temático 02: Os programas de pós-graduação da EEAAC e seus impactos nos avanços da atenção à saúde; Eixo Temático 03: Sustentabilidade, políticas institucionais para promoção da vida e de ambientes saudáveis; Eixo Temático 04: Equidade e inclusão social no cuidado em saúde; Eixo Temático 05: história institucional e memória dos 80 anos da EEAAC.
Atendendo as demandas de globalização científica do conhecimento e de inovação, foi realizado o I Encontro Internacional de cooperação técnico-científica na XVI Semana Científica em 2009, na qual se promoveram discussões sobre a internacionalização no processo de formação. A partir de então, as temáticas vem se alinhando às Diretrizes Nacionais de Saúde em conjunto com os Fóruns das Escolas de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem e das políticas emancipatórias e inclusivas na saúde.
Nesse sentido, a XXVI Semana Científica e o II Encontro Internacional de Cooperação Técnico-Científica da EEAAC/UFF, a ser realizado de 15 a 19 de outubro de 2024, além de comemorar os 80 anos dessa Instituição, têm por finalidade promover o aprimoramento, qualificar as inovações técnico e tecnólogicas, socializar a divulgação do conhecimento científico e cultural da comunidade de enfermagem e da saúde em nível nacional e internacional, ampliando a troca de experiência entre diferentes áreas do saber. Esse evento comemora os 15 anos do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, (PACCS), em nível de mestrado e doutorado; os 80 anos da EEAAC e os 30 anos da Biblioteca Prof.ª Jane da Fonseca Proença.
Os temas a serem discutidos neste evento são atuais, atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), acompanhando a evolução científica e tecnológica diante das demandas sociais de saúde, preconizando a equidade, a sustentabilidade e a inclusão de grupos vulneráveis, englobando assim, as políticas de saúde emancipatórias para combater as desigualdades. O evento almeja divulgar os produtos gerados nos Programas de Pós-Graduação e Graduação, também instituir e consolidar parcerias com a Rede de Saúde e com as Universidades Nacionais e Internacionais.
Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade da produção científica, tecnológica, e fortalecer a cooperação com nossos parceiros internacionais. Por conseguinte, teremos a participação de convidados nacionais e internacionais na programação, visando integrar e alinhar os conhecimentos e as inovações na formação de recursos humanos.
Almejamos como resultados, contribuir com propostas inovadoras que impactem positivamente no fortalecimento das Diretrizes de Ensino de Graduação e a sustentação das Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação, tendo a participação de profissionais de saúde, docentes, estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais. Por conseguinte, espera-se enriquecer a formação de qualidade dos profissionais de saúde, para transformação das práticas profissionais visando à saúde global e à implementação das políticas emancipatórias na saúde e na educação.
Em síntese, o evento aglutinará pesquisadores de diferentes níveis promovendo, sobretudo, a participação de estudantes, enfermeiros egressos de graduação e de pós-graduação, demais profissionais de saúde e áreas afins, que irão, além de apresentar seus trabalhos científicos desenvolvidos nos Núcleos e Grupos de Pesquisas, irão contribuir com a organização do evento.
Contagem Regressiva
Dia(s)
:
Hora(s)
:
Minuto(s)
:
Segundo(s)
EEAAC – 80 ANOS 15 A 19 DE OUTUBRO DE 2024