Disciplinas Obrigatórias – MEP
Enfermagem na Saúde da Mulher I
Objetivo Geral
- Proporcionar ao estudante conhecimento técnico-científico através de ações de Enfermagem na promoção, prevenção e atenção à saúde da mulher na rede básica de saúde, articulando com o contexto familiar e social;
Objetivos Específicos
- Conhecer as ações de atenção básica à saúde da mulher;
- Desenvolver práticas sociais e educativas que levem à melhoria da qualidade de vida da mulher.
Descrição da Ementa:
Atenção a Saúde da Mulher; ações de saúde na rede básica, que envolvem a pratica assistencial da enfermagem ginecológica e obstétrica nos diversos ciclos da vida das mulheres articulado com o contexto familiar e social.
Enfermagem na Saúde da Mulher II
Objetivo Geral
- Proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que lhes possibilitem assistir de forma integral a mulher durante todo o ciclo de vida, com ênfase nas políticas públicas de saúde e educação, através do pensamento crítico reflexivo e do compromisso político social.
Objetivos Específicos
- Aplicar os conhecimentos e habilidades no contexto do cuidado integral à mulher e a família abordando os principais aspectos ginecológicos e obstétricos, considerando as diversas fases do ciclo da vida;
- Apresentar modelos teórico-assistenciais de enfermagem aplicáveis ao cotidiano assistencial e as políticas públicas de saúde e educação;
- Desenvolver habilidades para melhoria da qualidade da assistência de enfermagem à saúde da mulher, através de ações sistematizadas e com base na humanização do cuidado multiprofissional;
Descrição da Ementa:
Estudo da assistência integral à saúde da mulher nos ciclos da vida. Ações sistematizadas de enfermagem à mulher e a família. Cuidados de enfermagem na atenção obstétrica e ginecológica. Aspectos socioculturais e epidemiológicos que implicam o cuidado de enfermagem à mulher com ênfase nas políticas públicas de saúde e educação, através do pensamento crítico reflexivo e do compromisso político social.
Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente I
Objetivos
- Abordar a Saúde da Criança e do Adolescente de acordo com as diretrizes do SUS na perspectiva da integralidade, com ênfase nas necessidades de saúde da criança, adolescente, família e comunidade.
- Proporcionar ao estudante conhecimento técnico-científico através de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação dos principais agravos de saúde da população infantil e infanto-juvenil.
- Proporcionar ao estudante o desenvolvimento de habilidades na comunicação, interação e realização de práticas educativas em saúde na rede básica voltadas à criança, adolescente, família.
Descrição da Ementa:
O eixo temático desta disciplina se baseia nos pressupostos do Sistema Único de Saúde e, estabelecido pelas políticas e programas, voltados a atenção integral à saúde da criança e adolescente, pretende instrumentalizar o estudante para o cuidado da criança, do adolescente e sua família na atenção básica e nos lócus educacionais.
Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente II
Objetivos
- Desenvolver no estudante a formação técnico-científica no cuidado a criança e ao adolescente hospitalizados e sua família considerando seu contexto social, cultural e ambiental.
- Conhecer a especificidade do cuidar da criança e adolescente hospitalizado e suas famílias considerando suas diversas fases evolutivas.
- Prestar cuidados de enfermagem a criança e ao adolescente hospitalizado e suas famílias de acordo com a problemática de saúde apresentada visando as ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação na perspectiva da integralidade do cuidado.
- Atuar de forma integrada aos demais membros da equipe de saúde objetivando a resolutibilidade da problemática de saúde apresentada.
Descrição da Ementa:
Atenção integral a saúde da criança e do adolescente hospitalizados e sua família com morbidades de origem clínicas e cirúrgicas: respiratórias, nutricionais, digestivas, genito-urinárias, renais, onco-hematológicas, endócrinas, neurológicas, cardiovasculares, e por causas externas e violências considerando o contexto social, cultural e ambiental.
Enfermagem em Saúde Mental I
Objetivos
- Abordar a Saúde Mental de acordo com as diretrizes do SUS e das Políticas Públicas de Saúde Mental na perspectiva da integralidade, com ênfase nas necessidades de saúde população, família e comunidade.
- Proporcionar ao aluno conhecimento técnico-científico através da aprendizagem baseada em problemas, de ações de promoção de saúde mental da população e de experimentações ético-estéticas.
- Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidades na comunicação, interação e realização de práticas em saúde mental no território.
- Integrar ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Saúde Mental.
Descrição da Ementa:
Conceitos culturais relevantes para a enfermagem de saúde mental. Estigma e exclusão social. O sujeito e o ambiente. Medidas de promoção da saúde mental. Dinâmica de uma relação terapêutica. Autoconscientização. Intervenções de enfermagem de saúde mental em família. Saúde mental na comunidade. Emoções e saúde. Intervenção em crise. Grupos terapêuticos.
Enfermagem em Saúde Mental II
Objetivos
- Abordar a Saúde Mental de acordo com as diretrizes do SUS e das Políticas Públicas de Saúde Mental na perspectiva da Reforma Psiquiátrica, com ênfase nas demandas de saúde da população, família e comunidade.
- Proporcionar ao aluno conhecimento técnico-científico relacionado à Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental através da aprendizagem baseada em problemas e de ações junto à população, família e comunidade.
- Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidades na comunicação, interação e realização de práticas em saúde mental no território.
- Integrar ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Saúde Mental.
Descrição da Ementa:
História da psiquiatria. Psicopatologia. Teorias de enfermagem relacionadas ao campo da saúde mental. Modelos de atenção e medidas de ação de enfermagem a pessoa portadora de sofrimento psíquico.
Disciplinas Optativas – MEP
Tópicos sobre trabalho, saúde e gênero na sociedade contemporânea
Objetivos
- Provocar discussão coletiva e leitura crítica sobre a complexa relação entre os estudos de gênero, do trabalho e da saúde, considerando os desdobramentos que a respectiva interface impõe nos espaços do exercício profissional desenvolvido pela(o) enfermeira(o) e por outros(as) profissionais.
- Incentivar reflexões sobre a relação entre saúde, trabalho e gênero na sociedade contemporânea.
Descrição da Ementa:
Em formato de leituras orientadas e discussões coletivas intercaladas, a disciplina propõe refletir sobre as relações ou interfaces existentes entre “trabalho, saúde e gênero”, e como influenciam o exercício profissional de enfermeiras(os) e outros(as) profissionais na sociedade contemporânea.
Disfunções sexuais femininas e masculinas
Objetivos
- Discutir as concepções sobre funcionalidade e disfuncionalidade da resposta sexual humana; Refletir sobre as disfunções sexuais feminina e masculina que interferem na sexualidade humana a partir de uma visão do campo da saúde, em especial para a prática profissional da saúde e da educação.
Descrição da Ementa:
Aplicabilidade das concepções e reflexões sobre sexologia clínica. Concepções de funcionalidade e disfuncionalidade da resposta sexual humana. Bases anatômicas e fisiológicas da sexualidade humana. As disfunções sexuais feminina e masculina. Parafilias. Variações das práticas sexuais. Fundamentos da terapia e da sexologia clínica.
Atenção à saúde do recém-nascido
Objetivos
- Analisar o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
- Discutir os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem ao recém-nascido e sua família
- Sistematizar o cuidado de enfermagem ao recém-nascido na unidade neonatal.
Descrição da Ementa:
Conceitos aplicados em neonatologia; morbimortalidade no período neonatal; classificação do recém-nascido e suas características; o recém-nascido de risco; ações de enfermagem na assistência ao neonato e sua família.
Saúde e cotidianidade
Objetivos
- Abordar os modos de vida humanos individuais e coletivos através de uma articulação ético-estética e política;
- Proporcionar ao aluno conhecimento crítico-reflexivo para a problematização dos espaços de convivência a partir de uma perspectiva interdisciplinar;
- Evidenciar as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos da constituição da vida e do meio ambiente.
Descrição da Ementa
Os modos de vida humanos em suas interfaces com a totalização e a singularização da existência; Capitalismo e Saúde; A percepção sensível do território e sua articulação com o meio ambiente; Alteridade e espaços de tolerância.