Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – 80 Anos

Sobre o Evento

A Escola de Enfermagem da UFF foi fundada em 19 de abril de 1944 com a finalidade de formar enfermeiras e enfermeiros com competência e habilidades para responder as demandas de saúde da população. Nessa perspectiva, a EEAAC criou em 1988, a 1ª Semana Científica, tendo como tema o currículo do curso de graduação de Enfermagem, em consonância com as novas diretrizes nacionais propostas para os cursos de graduação que sinalizava à mudança de paradigma na formação do (a) enfermeiro (a), enunciando a Enfermagem como prática social, buscando avançar de acordo com a reforma sanitária da época.

Já o I Encontro Internacional de cooperação técnica-científica da EEAAC foi criado em outubro de 2009 na XVI Semana de Enfermagem para promover a internacionalização. A partir de então as temáticas se alinham às diretrizes nacionais de saúde em conjunto com os fóruns das Escolas de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho de Enfermagem e das políticas emancipatórias e inclusivas na saúde.

Nas últimas décadas, atendendo as demandas de aprimoramento dos profissionais de saúde e a busca de cientificidade das práticas em saúde, A EEAAC criou os programas de pós-graduação stricto-sensu: em Ciências do Cuidado em Saúde – PACCS – Mestrado e Doutorado; Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA), e Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES). Por conseguinte, nos últimos 5 anos, as semanas científicas buscaram a integração entre a pós-graduação, a graduação, o Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) e a rede básica de saúde em consonância com as entidades de classe e organizações nacionais e internacionais que buscam o enfrentamento dos problemas globais de saúde. No contexto pandêmico, a partir de 2020, os eventos científicos da unidade versaram sobre: os desafios e
enfrentamento da Covid19; a relevância do trabalho e do ensino de Enfermagem diante do momento de crise, bem como a busca de perspectivas futuras.

Após esse período, as semanas científicas trataram da emancipação científica, tecnológica e social da enfermagem – da prática avançada e valorização profissional e, por fim, em 2023, este evento versou sobre a diversidade e a inclusão social na enfermagem.

Ao longo do desenvolvimento histórico da EEAAC constata-se um enfoque na integração do conhecimento e suas ações nos serviços de saúde, a defesa do SUS e a equidade na formação. Por fim a EEAAC se destaca como uma instituição formadora de enfermeiras e enfermeiros, cujos recursos humanos advindos dessa Escola, têm projeções na governança, na pesquisa, na inovação da assistência e do ensino, tendo impactos nacionais e internacionais. A EEAAC consta no momento com um total de 73 docentes qualificados, 34 técnicos administrativos e aproximadamente 1000 discentes – reunindo alunos de graduação de pós-graduação stricto sensu e de lato sensu.

A Escola também teve um papel primordial em cursos de capacitação e atualização da equipe de Enfermagem, destacando sua participação no projeto de profissionalização dos trabalhadores da área da Enfermagem (PROFAE). Destacamos também os convênios com o COFEN, CAPES COFEN com o Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, qualificando enfermeiros (os) Rios de Janeiro, Minas Gerais e Acre.

Nesse sentido, a XXVI Semana Científica e o II Encontro Internacional de Cooperação Técnica Científica da EEAAC/UFF têm por finalidade promover o aprimoramento, inovações, divulgação do conhecimento científico e cultural da comunidade de enfermagem e da saúde, em nível nacional e internacional, ampliando a troca de experiência entre diferentes áreas do saber. Esse evento comemora os 15 anos do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde (mestrado e doutorado); os 80 anos da EEAAC e os 30 anos da Biblioteca Prof.ª Jane da Fonseca Proença.

O tema central do evento é:  A formação emancipatória de qualidade na pós-graduação e graduação para transformação das práticas de cuidados para a saúde global.  Os cinco eixos temáticos são: 1 – desafios técnico-científicos, inovação e formação na pós-graduação, graduação e o mundo do trabalho; 2 – os programas de pós-graduação da EEAAC e seus impactos nos avanços da atenção à saúde; 3 – sustentabilidade, políticas institucionais para promoção da vida e de ambientes saudáveis; 4 – equidade e inclusão social no cuidado em saúde; 5 – história institucional e memória dos 80 anos da EEAAC.

O II Encontro Internacional de Cooperação Técnica Científica da EEAAC/UFF tem por finalidade estreitar as parcerias internacionais, destacando que desde a implantação de seus programas de pós-graduação a Unidade, firmou as seguintes cooperações: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/PT; Grupo Tordesilhas; Universidade de Cergy-Pontoise – França; Universidade de Laval Canadá; ALADEFE; Universidade de Barcelona; Universidade de Trujillo – Peru; Univ. de Trieste (Itália); Fundação Universitária. Andina; Universidade de Bologna; Escola Superior do
Porto/PT; OPAS/OMS; entre outros.

CONTRIBUIÇÕES DO EVENTO

Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade da produção científica etecnológica nacional e fortalecer a cooperação com nossos parceiros internacionais. Por conseguinte, teremos a participação de convidados nacionais e internacionais na programação visando integrar e alinhar os conhecimentos e a inovação na formação de recursos humanos.

Esse evento irá contribuir majoritariamente para o aprimoramento do conhecimento de profissionais de enfermagem em consonância com as temáticas relacionadas aos eixos destacados, bem como aos demais profissionais de saúde e afins, que pesquisam no campo do cuidado em saúde, das ciências sociais e humanas, e da educação. O evento pode fortalecer e contribuir como educação permanente para estudantes e profissionais participantes; avanços dos programas de pós- graduação destacando seus impactos; divulgações de resultados de pesquisas e produtos técnicos dos programas; consolidação dos espaços de formação e de práticas de cuidados; resgatar a história e a memória institucional, buscando caminhos para os avanços na inovação e transmissão de conhecimentos para os profissionais participantes do evento.

Almejamos como resultados propostas inovadoras que impactem positivamente no fortalecimento das diretrizes de ensino de graduação e sustentação de linhas de pesquisas dos Programas de pós-graduação, tendo a participação de profissionais de saúde, docentes, estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais. Por conseguinte, espera-se enriquecer a formação de qualidade da enfermeira e do enfermeiro para transformação da prática visando à saúde global e a implementação das politicas emancipatórias na saúde e na educação.

A semana científica oportuniza e estimula a participação dos estudantes da EEAAC e de outras instituições de Ensino de Enfermagem e de Saúde através das apresentações de seus trabalhos científicos e como participantes das atividades programadas. Destaca-se que o fortalecimento, a integração com as redes de atenção à saúde e órgãos gestores, visa à qualificação da assistência e produção práticas avançadas em saúde. Em síntese, o evento aglutinará pesquisadores de diferentes níveis, promovendo, sobretudo, a participação dos estudantes e enfermeiros egressos de graduação e pós-graduação, que além de apresentarem seus trabalhos, contribuirão com a organização do evento. Dessa forma, os enfermeiros docentes e assistenciais, estudantes e os egressos da EEAAC apresentarão seus trabalhos desenvolvidos nos Núcleos e Grupos de Pesquisa, como: trabalhos de iniciação de científica e de conclusão de curso, monografias, dissertações, teses, relatórios de pós-doutoramento, entre outros.

Traduzir
Skip to content