CARTA DA MOÇÃO DE APOIO AO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
CARTA DA MOÇÃO DE APOIO AO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio de seu Colegiado que é presidido pela Direção da Unidade apresenta esta moção em defesa do projeto de lei referente ao piso salarial da enfermagem, ajustado pelo índice inflacionário. Reconhecemos que essa conquista é consequência de lutas da categoria, que há décadas realiza estudos e reivindicações, que permitem a solicitação de um piso salarial que valorize de forma digna, todos os trabalhadores em enfermagem.
A EEAAC, enquanto uma instituição Federal de Ensino Superior valoriza as Instituições que asseguram o Estado de Direito. E, acredita que através das argumentações em prol da saúde dos trabalhadores em enfermagem, no contexto da saúde, torna-se necessário considerar a equidade e a justiça para esses profissionais, e o manifesto contrário à suspensão temporária da aprovação do piso salarial da Enfermagem.
Destarte, repudiamos medidas provenientes de representações de grupos envolvidos com empresas na saúde e de outras entidades que não valorizam os trabalhadores em enfermagem, mas a lógica meramente lucrativa.
Vale destacar que a enfermagem é uma profissão de alta relevância social, que corresponde mais da metade dos trabalhadores em enfermagem, constituída majoritariamente por mulheres. Muitas são arrimos de família e procedentes de classes populares e que lutaram para se formarem.
A formação do enfermeiro é de quatro a cinco anos de estudos, e após a graduação os profissionais continuam estudando e se aperfeiçoando através da pós-graduação lato e stricto sensu, para atender às demandas sociais face à evolução da ciência e da tecnologia.
A formação do técnico e do auxiliar de enfermagem, requer estudos, dedicação e aperfeiçoamento para a prestação de cuidados aos usuários, à família e aos grupos humanos com qualidade e segurança.
A enfermagem é primordial para manutenção da saúde da população, não sendo a sua atividade restrita apenas a momentos endêmicos e pandêmicos, embora reconheçamos o papel crucial que a enfermagem teve nesse momento da pandemia da Covid 19, lidando amiúde em condições difíceis e de vulnerabilidade, mas com grande capacidade de superação e destaque social.
A obstrução da concessão do piso salarial da enfermagem representa um retrocesso que vai contra os diretos trabalhistas de pessoas que lutam pela dignidade da categoria e em prol um cuidado de qualidade à população, já que atualmente estes profissionais precisam se desdobrar em dois ou mais empregos para viver. Assim, é mais do que justo e ético a anulação da suspensão do piso salarial da Enfermagem.
A Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF reafirma sua posição em defesa do piso salarial da enfermagem, fruto de uma luta de muitos anos, aprovada no Senado e no Congresso Nacional através da Lei nº 14.434, e que reflete o justo reconhecimento da relevância social do seu trabalho.
Aprovado na reunião do Colegiado de Unidade no dia 06 de setembro de 2022.
Direção da EEAAC
Comentários